Você sabia que a grande maioria dos cabelos comercializados no Brasil NÃO são brasileiros? Que aquilo que você compra como cabelo regional ou do Sul, na verdade, não é proveniente do Brasil?
Assim como eu desbanquei em outro post as pessoas que vendem cabelo sintético dizendo ser orgânico, provei por A mais B, com vários testes, como que você pode fazer para diferenciar os 3 tipos de cabelo, humano, orgânico e sintético, eu vou provar neste artigo que o que você compra como cabelo regional ou cabelo do sul NÃO É CABELO BRASILEIRO.
Olhe ao seu redor. Quantas pessoas que você vê por aí que tem o cabelo com mais de 50cm que estão dispostas a cortá-lo para vender? E quantas dessas pessoas tem o cabelo completamente virgem sem ter passado por nenhuma tintura, tonalização ou escova química? Mesmo nas regiões mais rurais do país, você não vê muitas pessoas com cabelos muito longos, ainda mais dispostas a vendê-los.
Cabelo regional barato
Vendedores por aí anunciam cabelo brasileiro do Sul com mais de 50cm a pouco mais de 1mil reais por quilograma. Vou provar que isso é matematicamente impossível.
Para vender um cabelo de mais de 50cm, uma pessoa deve esperar mais de 5 anos para ele crescer. E uma pessoa disposta a vender seu cabelo cultivado por longos 5 anos, a não ser que esteja muito desesperada por dinheiro, não vai vendê-lo por menos de 1 Mil reais. Porém, numa cabeça inteira é muito difícil ter mais de 100g de cabelo – os mais abastados na cabeleira conseguem no máximo 150g, isso quando o cabelo é beeeem longo e por isso pesa mais.
A matemático do cabelo
Então vamos aos cálculos: na melhor das hipóteses, que um(a) brasileiro(a) venda seus 150g de cabelo por 500,00 (por que ele está muito desesperado por dinheiro). Um quilo desse cabelo custaria R$3.333,00. Então COMO É QUE O VENDEDOR TE OFERECE CABELO HUMANO BRASILEIRO, AINDA MAIS DO SUL DO BRASIL A 1MIL REAIS O QUILO (tendo lucro), SE ELE JÁ COMPRA ESSE QUILO POR NO MÍNIMO 3MIL REAIS? É matematicamente IMPOSSÍVEL, a conta simplesmente não fecha!
Quem doa cabelos
Tendo essa matemática em mente, comparemos as populações do Brasil com a população hindu. Por que hindu? Porque na religião hindu é tradição que as pessoas deixem seus cabelos crescerem para raspá-los nos templos em troca de graças, como uma oferenda aos deuses. A população hindu ( cerca de 15% da população mundial) está mais concentrada principalmente na Índia, Nepal, Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão e Malásia (Fonte Wikipedia).
População do Sul
Segundo o IBGE, em 2010, quando foi feito o último censo no Brasil, a população total brasileira era de cerca de 191 milhões , sendo que a parte rural, que é de onde mais provém os cabelos, era de menos de 30 milhões (em todo país). Na região Sul, que é de onde os farsantes juram ser os cabelos, a população rural é de apenas cerca de 4 milhões de pessoas.
Digamos que metade dessas pessoas sejam mulheres e que 1/3 delas uma vez na vida venderão seus cabelos, o que é uma super estimativa, pois a realidade é muitíssimo menor que essa, já que não é costume essa prática no Brasil. Isso daria cerca de 600 mil pessoas. Guarde esse número.
De onde vem o cabelo que você compra
Agora comparemos com a população hindu que citei anteriormente: seja ela urbana ou rural, de tempos em tempos as pessoas vão aos templos doar seus cabelos. Sejam elas crianças, adultos ou idosos, homens e mulheres, eles passam a vida toda doando os cabelos. Essa população é composta de mais de 1 bilhão, sim eu disse 1 BILHÃO DE PESSOAS! E elas não vendem os cabelos, elas DOAM! Os templos é que vendem os cabelos a preços baixíssimos, apenas para arcar com a manutenção dos mesmos e algum investimento na comunidade. E só um, das muitas centenas de templos existentes apenas na Índia, recebe mais de 50 mil pessoas POR DIA para terem seus cabelos raspados. Imagine todos os templos juntos, de todos os países.
Com esses números em mente, 600 mil no Brasil versus 1 BILHÃO lá fora, de onde mesmo você acha que vem esse cabelo que você está comprando? Ainda mais por esse preço que você está pagando!
Cabelo por menos de 2mil
ATENÇÃO: cabelo comprido por menos de 2mil reais o quilo, mesmo que seja importado das regiões hindus, já é bem suspeito. Ele pode ser de má qualidade, muito ralo com mais fios curtos que compridos, misturado com cabelo sintético ou de animais, roubado, de exploração de pessoas (cabelos retirados à força), de cadáveres ou de importação ilegal. Fique de olho!
Adorei. Bem já desconfiava disso. Trabalho com mega hair e sempre fiquei desconfiada com essa historia de cabelo brasileiro do Sul. Outra coisa é que os cabelos caucasianos europeus assim como as pessoas do sul do Brasil tem cabelos muito finos!
Isso mesmo, Patricia, e quanto mais fino o cabelo menor a durabilidade dele também. Você acaba pagando muito mais caro por um aplique que vai durar muito menos. Abraços!
Olá ,gostei muitíssimo das suas explicações,poderia me ajudar a comprar um cabelo bom de verdade ??? Tem um insta q fala em cabelo do sul….cabelos maravilhosos …..mas seria verdade ???!!!!! O insta é cabelos loiros do sul
Olá Margarete, lendo o artigo acima você entende que não tem mesmo como saber se o cabelo é realmente cabelo do sul do Brasil a não ser que você veja ele sendo cortado. Mas peça referencias, mesmo não sendo do sul, mas a empresa usando isso como marketing (que é errado ao meu ver), as vezes o cabelo é bom.
E os loiros naturais ? Castanho mel
Virgens .. Será q são Brasileiros??
Olá Maristela, se você não vir ele sendo cortado da cabeça da pessoa, realmente não tem como saber. Obrigada por comentar!
Boa noite
Tenho um mega e cai muitos fios. É normal?
Olá Marcela, não é normal não, dependendo do método pode ser algum problema na costura ou na colocação. Abraços!
Olá Jaque !!
Eu trabalho com cabelos ha mais de 10 anos, o que você disse algumas coisas são verdades, como a doação de cabelos para os templos hindu , mas quanto a mistura de cabelos sinteticos, de animais e retirados de cadáveres é mentira, Os cabelos do Sul do Brasil, são os melhores, lindos e claros,
Existem muitas pessoas vendendo gato por lebre nesse ramo, mas não diga não são do Sul, eu vendo cabelos do Sul e não são baratos.
Antes de postar alguma coisa pesquise bem antes as informações, ok ?
Um abraço.
Orlando
Parabéns, Orlando! você faz parte da pequena porcentagem de vendedores que não enganam as pessoas! Obrigada por deixar seu comentário, beijos!
Olá, coloquei 150 gramas de cabelo “ brasileiro do sul “ e com 5 meses e alguns dias tirei e pesei é só está com 75 gramas no método invisível adesivado , fazia manutenção a no máximo a cada dois meses . Caia muito pela casa . É normal ter perdido tanto cabelo assim em menos de 6 meses ? As vezes acho que a profissional me enganou .
Olá Dayana, não é normal não. A base do aplique deve ser de qualidade de uma marca de confiança, pois se for mal feito vai soltar fios mesmo! A próxima vez tente os da Cia da Mulher que tem garantia de 6 meses contra soltura dos fios. Beijos!