Como diferenciar cabelos humano organico e sintetico

Isso que Você Comprou é MESMO Cabelo Organico?

Cabelo Organico – Não seja Enganada!

A tecnologia é mesmo incrível! Criou o cabelo Sintético para imitar o cabelo humano e, mais recentemente começou a fabricar a fibra orgânica. Mas… será que você está MESMO comprando Cabelo Organico? Será que não está comprando um cabelo sintético disfarçado de orgânico? Pois isso não é possível diferenciar pelo toque ou a olho nu.

Antes de lhe ensinar como diferenciar cabelo Organico do cabelo Sintético normal e do cabelo Humano, vamos entender o que é cada um deles.

Em meio a tantas discrepâncias nos significados (o pior que eu já li até hoje foi um blog dizendo que cabelo orgânico é aquele produzido sem agrotóxico kkkkk), conceitos e diferenças entre as fibras sintéticas disponíveis no mercado para fabricação de cabelos em sites, blogs e vídeos brasileiros, fomos buscar sobre o assunto em artigos estrangeiros, bem como no registro de patentes e composições químicas. Ainda assim, alguns sites divergem em pequenas questões como temperatura, brilho e resistência.

Pensando em como classificar as diferentes fibras, achamos que seria melhor classificá-las com relação à resistência à temperatura. Abaixo um compilado das nossas pesquisas em que concordam a maioria dos artigos:

Não resistente ao calor – até 120ºC

Polipropileno

É o material mais simples encontrado para fabricação de cabelo. Ele está sendo aos poucos eliminado do mercado por não ser retardante de chamas, ou seja, pega fogo muito rápido, o que o torna menos seguro. É mais pesado e grosseiro e não segura o formato de cachos. O ponto de fusão (derretimento) dele é de 160ºC, por isso, quando submetido a temperatura acima de 120ºC a fibra de polipropileno fica danificada. Ainda é utilizado para tranças soltas ou embutidas.

Foto de Barbie Cabelo sintetico Polipropileno
Bonecas são feitas com cabelo de Polipropileno

Pouco resistente ao calor – até 150ºC

Toyokalon e Kanekalon

De acordo com nossas pesquisas, Toyokalon e Kanekalon – marcas registradas – são materiais semelhantes, imaginamos que tenham nomes diferentes por terem sido patenteados por empresas diversas. Ambos surgiram há cerca de 50 anos, porém as informações divergem quanto a qual deles surgiu primeiro.

São compostos fibra modacrílica feita de filamentos de composição de PVC (policloreto de polivinila) e tem fusão em 180ºC, ou seja, a partir de 150ºC já começa a se danificar. Essas fibras se tornaram muito populares por manterem os formatos de cachos e se parecerem com cabelo humano, porém são brilhosos e embaraçam com facilidade.

Se você cortasse um fio dessas fibras e olhasse o corte no microscópio, ele teria uma forma de “8”, e é isso o que faz com que embarace bastante.

Nesta classificação se enquadram também o chamado “fibra japonesa”, que não passa do mesmo material, porém feito por outras fábricas que não detém as marcas registradas Toyokalon e Kanekalon.

Foto de tranças feitas com Toyokalon
Tranças feitas com Toyokalon

Muito resistente ao calor – até 180º

Fibra Futura ou Modacrílica

É a evolução da fibra Kanekalon, inclusive é feita pela mesma fábrica (Kaneka Corporation). A Futura é composta de PET (tereftalato de polietileno) – sim, o mesma matéria prima das garrafas plásticas de refrigerante. O PET é uma resina de polímero termoplástico da família de poliéster e não contém polietileno. Por ser termoplástico, é muito resistente ao calor e pode ser enrolado e alisado por diversas vezes até 180ºC. Também é mais leve que as fibras citadas anteriormente.

Logomarca cabelo Futura

Se você cortasse um fio de monofibra e olhasse para ele na extremidade cortada, ele teria forma cilíndrica, o que elimina o problema de embaraçamento encontrado na fibra Kanekalon, e reflete a luz muito mais suavemente tendo, portanto, um brilho mais parecido ao do cabelo humano.

Cabelo Organico – Fibra feita de Proteína?

Antes de começar a pesquisar sobre o assunto, confessamos que desconhecíamos que existia um tipo de cabelo fabricado com proteína. Pensávamos que o termo Orgânico seria uma estratégia de Marketing de algumas empresas para atrair compradores.

Ainda são poucos os sites internacionais que possuem informações verdadeiras sobre o assunto e, em sites nacionais, até o momento (julho de 2018), a ignorância impera, pois até os próprios vendedores, quando indagados quanto à diferença do cabelo sintético e do cabelo orgânico, dizem o Orgânico ser um “sintético melhorado”. Se nem os vendedores sabem a real diferença, então, como você vai conseguir diferenciar?

Fibra Ultima – O Verdadeiro Cabelo Orgânico

É a mais recente inovação da indústria de cabelos. Inventada pela mesma fábrica do Kanekalon e do Futura, ela foi patenteada com o nome de Ultima. Ela é feita de proteína – por isso o apelido Cabelo Organico. Mas, diferentemente do cabelo humano que é composto de queratina, o Ultima é fabricado com Colágeno. Aguenta até 200ºC, mas, se você quer ter uma boa durabilidade, melhor limitar aos 180ºC. Pode ser enrolado e alisado várias vezes sem danificar a fibra, respeitando-se a temperatura.

Uma das marcas que utilizam a fibra Ultima em uma das linhas de produtos (Pro 10) é a Sensationnel.

Ainda não há notícias de outras empresas, além da Kaneka Corporation, fabricando essa fibra feita de proteínas, por isso, não se engane! Mais abaixo vamos ensinar alguns testes para diferenciar todas as fibras.

Aqui montamos uma tabela com as principais características dos cabelos Humano, Orgânico e Sintético. Quanto mais asterísticos (*), maior éo “valor”. Por exemplo, no item Embaraçamento, o cabelo sintético embaraça mais (***), o cabelo humano um pouco menos (**) e o cabelo orgânico embaraça menos (*) que o cabelo humano.

Comparação entre cabelos Humano, Cabelo Organico, Sintético tipo Kanekalon e Sintético tipo Futura.
Comparação entre cabelos Humano, Orgânico, Sintético tipo Kanekalon e Sintético tipo Futura.

Testes Fáceis para Diferenciar os Tipos de Cabelo

No vídeo abaixo vamos mostrar alguns testes simples e fáceis para diferenciar os tipos de cabelo. Usamos amostras de cabelo sintético Kanekalon, cabelo sintético Futura, cabelo orgânico e de cabelo humano.

Para facilitar o entendimento, montamos a tabela abaixo com os tipos de cabelo e os testes utilizados.

Tabela testes com cabelo humano, sintetico e cabelo organico
Tabela dos testes com cabelo humano, sintético e cabelo organico.

Agora você já sabe como fazer para diferenciar os diferentes tipos de cabelo utilizados para fabricação de apliques, mega hair, próteses e perucas. Faça os testes e conta pra gente nos comentários se o que você comprou foi realmente o que o vendedor estava anunciando.

Conheça todos os tipos e técnicas de Mega Hair.

Esperamos que tenham gostado da matéria. Até a próxima!

Comentários (45)

  1. Excelente e muuuuuiitooo obrigado!
    Estou começando a trabalhar com venda de cabelos e não quero vender porcaria e muito menos enganar minhas clientes. Minha namorada já foi enganada, pagou uma fortuna em 150g de cabelo e não durou 6 meses, quebrou… embaraçou… e jogou muito dinheiro fora! Eu sei a tristeza que ela ficou, a decepção foi gigante e oque era pra ser uma felicidade virou um pesadelo.

    1. Olá Cezar, sim, é muito importante conhecer a procedência do produto que compra e revende porque, na maioria das vezes, o barato sai caro. Mas é imprescindível instruir as clientes de como cuidar do cabelo também, para maior durabilidade do produto.
      Obrigada por comentar e boa sorte no novo empreendimento! Estamos à disposição!

        1. Olá Viviane, você tem ue avaliar o custo benefício, se você quer usar o cabelo por apenas algumas semanas, prefira um sintético/orgânico. Agora se quer que ele dure meses ou mais de ano cuidando direitinho, melhor o cabelo humano.

  2. Excelente matéria… e o conteúdo é de grande importância para quem procura mais conhecimento diante de tanta variedade nas opções oferecidas no metcado. Para clientes que gostam de pesquisar sobre os produtos, foi bem interessante sua materia e vai ajudar inenso na hora da compra. Parabéns… obrigada e sucesso.

  3. Boa Tarde! Parabéns pela matéria me ajudou muito, por que irei colocar cachos orgânicos e tenho receio de ser enganada . Seria possível me dizer quais marcas são boas e mais utilizadas aqui no Brasil?

    1. Olá Carmem, hoje estão fazendo cabelos sintéticos muito parecidos com o humano, por isso fica impossível realmente diferenciar só olhando ou no toque. Então o que você pode fazer é, se for loja física, falar com o vendedor para retirar alguns fiozinhos e queimar com o isqueiro. Se for loja virtual, enviar este artigo ao vendedor, mostrar que você tem o conhecimento e esperar que ele seja sincero com você. Às vezes nem o vendedor sabe fazer os testes… espero ter ajudado. Obrigada por comentar!

  4. Eu estava com muitas duvidas se o cabelo bio orgânico era feito de mesma materia prima que é feita a fibra japonesa agora como foi explicado tirei todas as minhas dúvidas pois vi vídeos na net falando que era um cabelo sintético melhorarado .
    Muito útil sua explicação
    Agradecida

  5. Olá bom dia !gostaria de comprar cabelo humano na cor 2 cump 18.pois estive nos eua e comprei e gostei muito da qualidade são cabelos remy.qual vc me indica p comprar outro pacote pois comprei apenas 1pacote é preciso de mais 1

  6. Comprei mega de tela da Super Star Brazilian Plus preto liso e constando como fibra orgânica. Coloquei ontem no método de ponto americano. Estava super feliz achando que era 100% orgânico mas pelos teste percebi que está mais para fibra futura. Como eu disse, consta na embalagem como fibra orgânica. Estou chocada e com medo de ter gastado dinheiro a toa. O pior é ter colocado e não durar muito. Decepção total!! Você teria alguma sugestão de cuidados? Grata!!

    1. Olá Marillucy, sinto muito isso ter acontecido com você. Ambos cabelos sintético e orgânico são fabricados e nunca serão como cabelo humano, a durabilidade será muito menor. Então, o que tenho a aconselhar sobre os cuidados é principalmente evitar muito calor com chapinha e babyliss e evitar de pegar muito vento ou dormir com o cabelo solto, pois eles embaraçam muito mais facilmente que cabelo humano. Obrigada por deixar seu depoimento e contribuir aqui para o blog =D

  7. Amei esse vídeo para ensinar a diferenciar entre cabelos sintéticos, orgânicos e naturais.Eu fiz o teste em casa e acabei decobrindo que o cabelo que eu tenho está mais para sintético do que para cabelo bio vegetal orgânico.Fiquei um pouco triste em descobrir mas a partir de hoje não serei mais enganada nunca mais…

  8. Olha nos noite, estou muito interessada em colocar um aplique de cabelo orgânico, mas agora estou sem saber qual é de verdade, vc poderia indicar alguma marcar? Obrigada 😘

    1. Ja comprou cabelo organico? estou usando ha 1 ano, me venderam como humano, porém, estou achando que não é, e quero comecar a comprar o organico

  9. Olá muito esclarecedor a matéria.
    Poderia me indicar onde posso aprender a técnica de colocar peruca, com micro link na região de São Paulo?

  10. Gostaria de saber sobre os riscos que possam ocorrer em virtude por exemplo na realização de uma cirurgia que será utilizado o bisturi elétrico, onde dependendo do tipo do cabelo ou fixação possa ocorrer fuga de corrente elétrica causando queimadura. Qual a recomendação?

  11. Apenas uma correção
    “Bonecas são feitas com cabelo de Polipropileno”.
    Nem todas…muitas Barbies antigas (originais da Mattel) vinham com kanekalon, as atuais estão vindo com Saran hair. Esse Saran seria o mesmo que polipropileno?

  12. Olá parabéns pela excelente matéria!
    Estava a pesquisar sobre a diferença entre kanekalon e sintético para fazer cabelo para bonecas, queria saber a relação custo beneficio e a diferença entre eles. Todas as minhas dúvidas foram sanadas e aprendi muito. Perfeito!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *