Você já comprou algum produto feito de cabelo humano? Apliques de tic tac, perucas, mega hair, seja ele costurado em telas, com base para fita adesiva ou queratina, topos de cabeça (top closures), entre outros produtos podem ser fabricados com diferentes tipos de cabelo humano. Aqui você vai entender qual é o melhor tipo de cabelo humano para você.
Diferenças entre cabelo Indiano, Chinês, Russo, Brasileiro e outros
Quando vamos procurar cabelo humano para comprar deparamo-nos com vários tipos, dentre eles os que se diferenciam pela origem do doador. Vemos cabelo Indiano, Brasileiro, Chinês, Vietnamita, Russo… Mas será que isso é correto? Será que você está mesmo comprando um cabelo com a nacionalidade que o vendedor promete?
Esqueça tudo o que você já leu sobre tipos de cabelo na internet
As informações disponíveis na internet sobre esse assunto são muito controversas, por isso decidimos ir a fundo na pesquisa sobre os tipos de cabelo e suas diferenças, principalmente em fontes internacionais, já que uma tradução incorreta pode gerar muita confusão. Para isso, primeiramente precisamos entender um pouco sobre a genética humana.
Genética do Cabelo Humano
Concepções de raça ou subespécie, bem como as formas específicas de agrupá-las, variam de cultura em cultura e através do tempo, e são frequentemente controvertidas por razões científicas, sociais e políticas. São questões muito complicadas e delicadas de se abordar. Porém hoje, os cientistas agrupam a espécie humana em 3 grandes raças: Asiática (mongolóide ou amarela), Caucasiana (ariana ou branca) e Africana (negróide ou negra). Não são todos que concordam com isso, mas afim de estudar os tipos de cabelo, tomaremos isso como base.
Cada uma dessas grandes “raças” possui características físicas diversas como a cor da pele, o formato dos olhos, do nariz e o tipo de cabelo. Quando se fala em cabelo, o fio asiático, quando cortado perpendicularmente ao crescimento e visto ao microscópio, possui formato arredondado. Já o caucasiano tem forma ovalada e o africano tem formato achatado, quase como uma fita. Isso acontece devido ao ângulo em que está posicionada a da raiz do folículo. A velocidade de crescimento também é diferente, asiáticos tem uma média maior que as outras raças. Veja o infográfico abaixo para entender a teoria.
Então, quanto mais em pé a raiz do folículo, mais liso é o cabelo e quanto mais deitada a raiz, mais cacheado e crespo ele nasce. Isso em linhas gerais, pois com a miscigenação há filhos de indivíduos de raça caucasiana com a raça afro-descendente que tem em sua genética pele branca com cabelo crespo, porém é uma raridade genética.
Por que alguns cabelos são lisos e outros são crespos?
Sendo em formato achatado, podemos dizer que um fio crespo tem 2 lados, o lado de dentro do cacho e o lado de fora. O lado interno é relativamente mais espesso em cutículas, como se o fio estivesse contraído, enquanto o lado externo tem as cutículas mais esticadas e finas. Por isso que o cabelo naturalmente enrolado é mais frágil: por ter essa superfície de cutículas esticadas ele está muito mais passível de se quebrar e danificar que um cabelo liso.
Espessura e Quantidade de Cabelo
O cabelo asiático, especialmente o chinês, é um cabelo mais grosso em comparação com o caucasiano e de afro-descendência. Ele tem maior espessura porque possui mais camadas de cutículas que os outros dois. Porém, justamente por isso, os descendentes dessa raça possuem densidade de fios menor (menos fios por cm² de pele), apesar de sua espessura dar a impressão da cabeça ser mais cheia. Pense desta forma: numa mesma área de couro cabeludo vai caber muito menos fios de cabelo asiático que de cabelo caucasiano, que é mais fino.
Cabelo Indiano
A Índia fica no continente Asiático e é o maior fornecedor de cabelos humano para fabricação de perucas e apliques do mundo. Por que? Por dois motivos: primeiro porque é um dos países com maior população do mundo e segundo por causa da religião. É tradição e um ritual as pessoas esperarem os cabelos crescerem para então ir aos templos hinduístas e rasparem a cabeça como agradecimento e em troca de graças. Para os indianos, o cabelo está intimamente ligado à religiosidade e ao desapego, então doar os fios aos deuses é como oferecer um pedaço de si mesmo. Os templos vendem esses cabelos para a indústria de perucas e parte do valor arrecadado é investido na comunidade. Por esse motivo é um dos cabelos mais baratos para se comprar. Para você ter uma noção, apenas UM das centenas de templos na Índia recebe 50 mil pessoas POR DIA para terem seus cabelos raspados. Agora faça as contas e imagine o país todo, é uma máquina de fazer cabelo!
Muitos podem não acreditar, mas indianos tem genética muito mais Caucasiana que Negróide ou Asiática. Isso inclui também os povos de países que fazem fronteira com a Índia, como o Paquistão e Bangladesh. Já o Nepal e Butão que também fazem divisa com a Índia, bem como o Nordeste da Índia, fazem fronteira também com a China e possuem misturas com as características asiáticas. A cor do cabelo indiano varia de castanho escuro a preto natural. Tem espessura geralmente mediana pode ser encontrado de liso, ondulado e até cacheado, sendo este último mais raro.
No mapa acima, quanto mais claro o tom de azul, maior a porcentagem de população rural. Esses camponeses são o público alvo dos compradores de cabelos.
Curiosidade
Na internet se vê e se inventa de tudo. Antigamente se falava que cabelo indiano não era cabelo humano. Como se a pessoa que nasceu na Índia não fosse gente! Um absurdo e simplesmente porque alguém saiu espalhando esse mito na internet e a fama do cabelo indiano ficou bem prejudicada. Hoje já se sabe que isso é um mito e que o cabelo indiano é excelente é um dos melhores.
Cabelo Chinês e Mongolóide
A China possui a segunda maior população rural do mundo e é praticamente de características genéticas totalmente asiáticas. A Mongólia é um país entre a Russia Oriental e a China e o Cazaquistão também está próximo, com maioria de etnia Mongolóide. Em termos de cabelo, é o tipo que cresce mais rápido, o fio é muito lustroso, tem espessura bastante grossa e textura bem lisa na cor preto natural.
Cabelos de Camboja, Vietnã, Tailândia, Mianmar, Laos, Malásia e Filipinas
A população de camponeses desses países do sudeste asiático é muito grande, tornando a oferta de cabelo humano imensa. Esses povos tem descendência de tribos com cruzamento ente asiáticos e indianos e, em se falando de cabelos, os fios tem espessura mediana. Geralmente são lisos e em cor escura: castanho escuro ou preto natural.
Cabelos da Indonésia
A Indonésia tem a quarta maior população do mundo, por isso é uma grande fonte de cabelo humano. As tribos ancestrais da Indonésia são um cruzamento entre as raças Mongolóide (asiática) e Negróide dos indígenas do norte da Austrália, isso faz com que os cabelos variem entre liso, ondulado e vários graus de cacheado e crespo. Tem espessura mediana e geralmente entre as cores castanho escuro e preto natural.
Cabelo Russo
A Rússia é um país gigantesco em território e fica entre a Europa e a Ásia. A parte Ocidental tem descendentes Caucasianos e a parte Oriental, tem população descendente de povos Mongolóides. Tem uma população rural considerável, porém grande parte com cabelos de características asiáticas. O cabelo humano russo caucasiano, que engloba também habitantes de países de próximos, como a Ucrânia e parte do Casaquistão, é mais raro: tem espessura fina, podem ser lisos, ondulados ou cacheados, e pode variar entre as cores loiro claro e castanho escuro, passando pelo ruivo e avermelhado.
Cabelo da região do Perú
Cabelo peruano está começando a se destacar no mercado. O povo peruano descende, em sua maioria, dos nômades do norte da Ásia (Sibéria) que chegaram à América através do Estreito de Bering. A população rural total é pequena, o que faz com que o cabelo peruano seja mais raro.
Cabelo Brasileiro
“Cabelo Brasileiro” ultimamente está muito na moda no mercado, mas… vamos analisar isso. O Brasil é um dos países com maior miscigenação de raças, por isso não tem sentido falar em um tipo só de cabelo brasileiro. Brasileiro mesmo, em se falando das primeiras pessoas a pisar no Brasil, seriam os índios, e os índios da América do Sul, segundo pesquisas, descendem de ancestrais asiáticos de 40 mil anos atrás.
Desde o descobrimento do Brasil pelos europeus, o país foi sendo colonizado por eles e pelos escravos africanos em sua maioria e, de acordo com pesquisa feita em 2016, pouco mais de 44% dos brasileiros se consideram brancos, enquanto quase 55% da população se considera parda ou negra.
Clique aqui e entenda a farsa dos cabelos brasileiros
Agora, olhe ao seu redor, mesmo nas populações rurais brasileiras é muito difícil alguém que queira cortar o cabelo para vender, ainda mais se for mais comprido que 40cm. Então, o que faz um cabelo ser considerado brasileiro se no país há tanta miscigenação? As texturas e espessuras dos cabelos são muito variadas, há pessoas com cabelos mais finos, médios e bem grossos no Brasil, então, como saber se você não está comprando gato por lebre? Pense um pouco. Qual a diferença em comprar cabelo de um doador que nasceu no Brasil ou na Índia, sendo que o que importa é somente a qualidade do cabelo e não a certidão de nascimento ou a língua que a pessoa fala?
Cabelo chinês disfarçado
Por ser muito mais raro de se encontrar, principalmente em tamanhos mais longos, o cabelo humano puramente Caucasiano custa muito mais caro. A tecnologia hoje permite que se processe um cabelo chinês para que fique fino e com textura e cor muito parecida ao europeu ou brasileiro ou russo. Portanto, desconfie se encontrar esses cabelos a um preço baixo. Não que o cabelo chinês processado seja ruim, pelo contrário, por vezes pode ser até melhor, mas não se deixe ser enganado.
Na verdade, tudo não passa de marketing
Contabilizando a oferta de cabelo humano em todo o mundo, 99% dos cabelos disponíveis são Indianos e Asiáticos. Muito cuidado na hora de comprar cabelo brasileiro, peruano ou russo. Comparados com a gigantesca disponibilidade de cabelo da Índia e de outros países sul-asiáticos, esses três tipos de cabelo são raros e, se você mesmo não pegou o doador pelo braço, conferiu sua certidão de nascimento e cortou seu cabelo, você não tem como ter certeza absoluta de sua origem. Você pode sim observar as características que citamos acima em cada uma das etnias, pode avaliar a cor (se for cabelo sem química) e a espessura. Fora isso, não há muito o que fazer, pois um cabelo indiano virgem de cor mais clara, principalmente quando coletado de uma criança que tem fios mais finos, pode muito bem ser confundido com cabelo russo ou do sul do Brasil. Se ele for loiro descolorido então… aí só se você mandar fazer um exame de DNA!
Também um cabelo cambojano ou vietnamita pode se passar por cabelo peruano, pois suas características são muito parecidas.
Então, pare de ficar procurando qual a língua que o cabelo fala, porque o que interessa mesmo é a qualidade e a textura do cabelo.
Concluindo, qual é o melhor cabelo?
O melhor cabelo é aquele com o qual você se adapta melhor. Se o seu cabelo é mais grosso, provavelmente vai se dar muito bem com o cabelo chinês. Agora, se é mais fino ou mediano, vai preferir um cabelo indiano ou de países próximos da Malásia. Somente certifique-se de que seja Remy, com as cutículas todas na mesma direção, e de empresas que tenham fornecedores confiáveis.
Adorei as dicas, muito obrigada🤩
Olá Elza, fico feliz em poder ajudar! Obrigada a você por deixar seu comentário!