Você sabia que o mega hair de fita adesiva pode sim danificar seu cabelo?
Sabia que ele, como qualquer outro tipo de mega hair, deve ter um peso máximo, caso contrário ele pode sim lesar seu couro cabeludo e causar danos irreparáveis?
Neste post eu vou te ensinar a escolher direitinho o seu mega hair de fita adesiva para evitar qualquer dano ao seu couro cabeludo.
Mega hair estraga o cabelo?
Uma das questões mais frequentes das nossa clientes é se o mega hair de fita adesiva estraga o cabelo. E eu sempre respondo: depende! Porque depende mesmo.
Vai depender do tipo da fita, vai depender do peso do aplique, vai depender de ter sido colocado e removido corretamente, vai depender também dos cuidados diários. Vou falar sobre tudo isso mais abaixo.
Então vamos começar pelo tipo do mega hair de fita.
Qual melhor mega hair de fita
O mega hair de fita adesiva já recebeu muitos apelidos e parece que a cada dia aparece mais um. Já foi chamado de micropele, nanopele, nanotape, biopele, skintape, invisible, entre outros. É tudo o mesmo método, talvez mude um ou outro detalhe, como o tamanho da peça e espessura da fita. Entretanto, o princípio é sempre o mesmo: a fita recebe um adesivo, você cola uma peça por baixo, seu cabelo no meio, e a outra peça por cima, formando um sanduíche.
Mega hair feito em casa
E atualmente a moda é fazer o aplique em casa. Na internet pipocam cursos e ofertas de maquinas e equipamentos e aplique feitos artesanalmente com uma espécie de cola gel ou de queratina.
Já tive a oportunidade de ver de perto alguns desses apliques e ainda não achei nenhum que tenha um bom acabamento. E não é que eu quero vender o meu peixe não. Se você achar algum mega hair de fita adesiva que seja feito a mão ou nesses equipamentos que tenha acabamento perfeito, seguindo as recomendações dos dermatologistas e que não solte fios, vá em frente.
Você quer um aplique de cabelo ou um aplique de cola?
Quando o aplique é mais grosso que a espessura de uma cartolina, ele causa desconforto – sua cabeça vai ficar com aqueles relevos indesejáveis, parecendo um capacete, fica duro – não fica maleável – causando problemas na hora de amarrar, lavar e mexer no cabelo. E esse material grosso que é feito essa fita, esse excesso de cola endurecida que usam para colar o cabelo tem um peso a mais no aplique. Afinal, você quer um aplique de cabelo ou um aplique de cola?
A fita quando é fininha, ela é praticamente só o peso do próprio cabelo, mas aqueles grosseiros feitos artesanalmente, além do peso do cabelo, tem o peso desse excesso de material. E quando você coloca peso demais num mega hair está correndo muito risco de ter alopécia (queda de cabelo) ao longo do tempo.
Mega Hair pode causar queda de cabelo
Veja algumas fotos que colhi na internet de casos de alopécia por tração. Tração é quando você puxa demais o cabelo ou coloca muito peso nos fios. Essa tração acaba machucando o bulbo capilar até o ponto dele não aguentar mais e cair o cabelo. E muitas vezes esse cabelo não vai crescer mais.
Qual o peso ideal para o mega hair?
Então qual é o peso correto que um mega hair deve ter? Isso também depende. Se o seu cabelo é mais grosso e mais resistente, ele vai aguentar um peso maior, se o seu cabelo for fininho e sensível, melhor colocar pouco peso. Mas o indicado é não passar de 1,5g a cada centímetro de fita.
Ou seja, se você usar peças de 4cm, cada peça não deve passar de 3g. Se você usar peças contínuas de aplique sem cortar, se essa peça tiver 15cm por exemplo, ela não vai poder passar de 22,5g.
Então por isso que eu sempre falo que não adianta você pagar mais barato agora por um aplique feito à mão que o preço vai sair caro depois, com uma severa alopécia, e fios caindo continuamente que vão fazer você ter que investir em mais cabelo a cada manutenção.
Opte por quem te dá garantia de 6 meses contra soltura dos fios da base: somos os únicos do Brasil e acho que do mundo a dar esse tempo todo de garantia. Veja nossos Mega Hair de Fita Adesiva Premium.
Dor na colocação do mega hair
Mesmo o mega hair de fita mais fininho pode causar tração nos fios se for colocado de maneira errada. A fita deve ser posicionada cerca de 2 mm após o nascimento dos fios e não colada imediatamente após o couro cabeludo. O sanduíche de fitas deve ficar deitadinho e ser possível de levantá-lo e abaixá-lo sem nenhuma dor. Se você sentir qualquer dor após a colocação das fitas é sinal de que está fazendo tração. Nesse caso é melhor remover e repetir a colocação.
Cuidados diários com mega hair
Muito cuidado na hora de pentear os cabelos. Utilize uma escova sem bolinhas nas pontas das cerdas e com as cerdas bem maleáveis, pois as bolinhas podem engatar nas fitas – bem como na base de qualquer mega hair que você utilizar. Elas engatam na base e ao puxar a escova você acaba arrebentando seus fios naturais e muitas vezes arrancando pela raiz. O ideal é sempre pentear e desembaraçar primeiro as pontas do cabelo e ir subindo pelo comprimento, pois se você começar a pentear de cima, se tiver algum nó ele se acumula embaixo e vc vai ter mais trabalho, vai puxar mais o cabelo e vai sair arrebentando tudo. Acaba forçando a raiz dos fios com a tração e machuca o bulbo capilar.
E quando for no salão fazer escova…
Tem cabeleireiros(as) que não tem paciência nenhuma com o cabelo alheio. Fuja deles. Eles embaraçam muito seu cabelo na hora de lavar, enfiam aquelas unhas enormes no seu couro cabeludo quase te escalpelando e lavam seus fios igual fazem quando estão lavando roupa. Aí depois só Deus pra desembaraçar o mega hair (e muitas vezes colocam a culpa no aplique. afff..!). Não há nenhuma necessidade disso. Você não deve sentir dor quando ele ou ela lavar, pentear e escovar seu cabelo. A dor nunca é bom sinal, você pode ter uns bons fios arrancados em apenas uma sessão de lavagem e escova que não seja feita com carinho.
Manutenção com muito removedor e paciência
Não economize no removedor na hora de remover o mega hair e tenha bastante paciência. Fazendo do jeito certo você não vai arrebentar os fios.
Passo a passo para remover o mega hair de fita adesiva
1 – Embeba a base da fita com removedor;
2 – Com os dedos, abra um pequeno vão entre o sanduíche;
3 – Aplique mais removedor nesse vão, forçando com o bico do frasco levemente para as laterais: à medida que você vai aplicando o removedor, o adesivo vai descolando;
4 – Descole a peça de cima e depois a peça debaixo;
5 – Vai sobrar cola no seu cabelo sim! Se o cabelo com cola estiver ainda com bastante removedor, pegue um pente de cerdas bem finas e penteie devagar puxando o resto de cola pelo comprimento até sair pelas pontas. Caso o resto de cola já esteja meio seco, aplique um pouco mais de removedor e puxe com o pente. NÃO PUXE OS RESTOS DE ADESIVO SEM ESTAREM MOLHADOS DE REMOVEDOR, isso só vai causar dor e arrebentar o cabelo;
6 – O cabelo vai ficar ainda meio grudento: hora de usar o Pó Auxiliar (talco também funciona, mas não é a mesma coisa). O cabelo grudento deve estar ainda meio úmido de removedor, mas não encharcado. Apenas despeje um pouco do pó sobre essa área, massageie espalhando com os dedos e passe o pente fino novamente.
7 – Algumas partes podem ficar esbranquiçadas pelo pó: isso vai sair na hora de lavar com shampoo anti-resíduo.
Mega hair saudável
Resumindo, você pode SIM ter um mega hair de fita adesiva saudável em 4 passos:
1. escolher um aplique muito leve que não solte fios;
2. colocar de forma a não fazer tração;
4. cuidar na hora de pentear e manusear;
4. remover da forma correta na manutenção.
Comentários (1)